LATA 65 | workshop de Arte Urbana para idosos

workshop

Nº ACÇÕES REALIZADAS

63

LOCALIZAÇÕES

Portugal _ Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Reveles, Verride, Abrunheira, Porto, Covilhã, Fundão, Juncal do Campo (Castelo Branco), Estarreja, Arganil, Torres Novas, Amadora, Vila Franca de Xira, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Ourém, Vila de Rei, Abrantes, Sertã, Vila Nova da Barquinha, Mação, Alcorriol (Torres Novas), Campo Maior, Alenquer e Vila do Conde.

Brasil _ S. Paulo

EUA _ Houston (Texas)

Espanha _ Valência

Reino Unido _ Aberdeen, Escócia

Canadá _ Stouffville (Toronto)

Nº ALUNOS

763 (147 homens)

MÉDIA DE IDADES

75 anos

ALUNO + IDOSO

102 anos

LATA 65 é uma iniciativa para idosos no âmbito da arte urbana, na sua génese desenvolvida pelo WOOL | Covilhã Arte Urbana em parceria com o CoworkLisboa.

Surgiu em 2012, da espontânea constatação, a cada nova intervenção realizada pelo WOOL, da simplicidade e naturalidade com que a Arte Urbana atingia as mais variadas faixas etárias, particularmente os ‘habitantes’ mais idosos das nossas áreas de actuação. Especialmente na Covilhã, foram estes ‘habitantes’ que se transformaram nos nossos companheiros e espectadores de todas as horas. Diariamente assistimos a romarias diurnas e nocturnas, de idosos que saiam de casa, não para ir à habitual missa ou jogo de cartas, mas para seguir todos os detalhes das pinturas. Ouvimos (pela Covilhã e em outras localizações) mil histórias sobre o que poderia estar a surgir nas paredes e comoveu-nos ouvir coisas como ‘a minha cidade recuperou a sua cor’.

O LATA 65 | workshop de Arte Urbana para idosos, surgiu como um desafio, de levar este interesse demonstrado pela Arte Urbana mais além, com vontades objectivas de:

– aproximar os menos jovens a uma forma de expressão habitualmente associada aos mais novos;
– provar que conceitos como ENVELHECIMENTO ACTIVO e solidariedade entre gerações fazem a cada dia mais sentido;
– demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À ARTE contemporânea, pela simplicidade e naturalidade com que atinge as mais variadas faixas etárias;
– demonstrar que a idade é (apenas) um número.

Após o primeiro workshop e todas as demais acções até hoje realizadas, confirmamos e reiteramos que:

– o LATA 65 resulta sempre num aumento (ou retorno) de confiança, empoderamento e benefícios comprovados para a saúde e bem-estar;

– o LATA 65 permite ao idoso a sua (re)descoberta, mas também uma nova forma como é visto pelos outros e até pela própria família;

– o LATA 65 promove a inclusão dos idosos nas suas comunidades, possibilitando ou restaurando a sua participação activa e simbólica na sociedade.

Estudos recentes que demonstram que criação artística participada aumenta a nossa vida em dois anos e meio, vêm reforçar a importância e pertinência deste workshop, que faz do corte de pontes de papel e da lata de spray as suas ferramentas maiores para a destruição de preconceitos e pré-conceitos sobre o envelhecimento, e para a construção de todo o tipo de outras pontes, das que aproximam pessoas, que para mim será sempre o mais importante e essencial, tendo como certeza de que só conhecendo quem está do outro lado, na outra margem, poderemos amar e cuidar.

 

Créditos Fotografia: Rui Gaiola, Miguel Oliveira, Sara Pinheiro, Rui Soares, Louise Kendall e Lara Seixo Rodrigues