WOOL x Fusing 2013
LOCALIZAÇÃO
Figueira da Foz, Portugal
SERVIÇOS
Consultoria + Curadoria + Co-produção
PROMOTOR
Dois Três Três
MURAIS
Add FuelPT, Daniel EimePT, Kruella D’EnferPT, Mário BelémPT e SaminaPT
WORKSHOPS
Stencil orientado por Daniel EimePT
Ilustração orientado por Ana AragãoPT
EXPOSIÇÃO
“The art of.using the box” with Ana AragãoPT, BoardBrothersPT, Filipe Pinto SoaresPT, Gemeniano CruzPT, Hugo MakarovPT, João CruzPT, SaminaPT e Tamara AlvesPT + 1 (convocatória)
ACTIVAÇÃO
AkaCorleonePT
PEÇAS CRIADAS
7
PEÇAS APRESENTADAS
10
O FUSING Culture Experience surgiu em 2013 como o primeiro evento que propunha juntar num mesmo espaço Música, Arte, Desporto e Gastronomia. Pretendia ser muito mais do um festival de música. Assumia-se como uma experiência única, que tirava partido e simultaneamente contribuía para uma dinamização cultural da cidade da Figueira da Foz.
Todas as áreas de programação integravam as mais diversas formas de arte, as várias tendências urbanas e a multiculturalidade de géneros e estilos, através de uma programação cultural pertinente, transversal e pedagógica, que permitiu observarmos uma cidade inundada por pequenos eventos, showcookings no Mercado Municipal, actividades desportivas na praia privativa do recinto, exposição de peças em barbearias ou talhos, pinturas, etc.
O WOOL | Covilhã Arte Urbana seria convidado a cuidar da área da Arte nesta 1º EDIÇÃO, que pretendia ocupar locais estratégicos da cidade, criando um rebuliço e circuito de visita temporária para os festivaleiros e permanente para visitantes e residentes.
Dando resposta à criação de um circuito que se implanta na cidade e será memória deste momento de festejo, reunimos um grupo de artistas urbanos portugueses que incluía os emergentes (à data) Add Fuel, Mário Belém, Kruella d’Enfer e Daniel Eime, que se entregaram à pintura de murais de grande ou média dimensão.
Como proposta de actividade que levaria os festivaleiros a percorrer e conhecer um pouco mais da Figueira da Foz, desenhámos uma exposição, que entitulada de ‘The art of.using the box’, apresentava as reinterpretações, alterações, transformações que um grupo de 10 talentos, aceitou fazer a 10 caixas que se espalharam por vários espaços da cidade, criteriosamente escolhidos pela sua história, função (expositiva inusitada) ou localização.