María Esther Gutiérrez MoránES
TALK 03
“Poderá a Arte Urbana ser instrumento de políticas públicas para o desenvolvimento dos territórios?”
14 JUNHO
14h30 > 16h00
CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã _ Rua António Angusto Aguiar, 60
Vicepresidenta Primera de Territorio, Igualdad y Cultura de la Diputación de Cáceres (ES)
Natural de Zarza la Mayor, uma localidade da província de Cáceres localizada na zona da raia luso-espanhola, é professora de educação física.
Desde muito jovem tem demonstrado um envolvimento social ativo no seu município, tornando-se assessora do Presidente em 2003 e Presidenta desde 2007 a 2015. Durante estes dois mandatos, foi nomeada Deputada Provincial, conciliando a sua posição política com a sua função de professora na escola onde ensina.
Posteriormente, foi Secretária Nacional de Educação e Emprego do Governo Regional da Extremadura (Junta de Extremadura) de 2015 a 2023.
Desde 2023 dirige, na Deputação de Cáceres, as áreas de Desenvolvimento Sustentável e Turismo; de Igualdade e Políticas Sociais e de Cultura e Desporto, onde se insere o projecto Muro Crítico.
É uma forte defensora do mundo rural, onde continua a viver, e das oportunidades que este oferece para desenvolver um projeto de vida com qualidade.
Tem apostado em continuar a apoiar o projecto Muro Crítico, como exemplo de como uma instituição pública contribui para a universalização da cultura, nas suas diferentes manifestações, aproximando-a dos pequenos municípios para que toda a população possa ter acesso, criar e partilhar arte, independentemente do seu local de residência.
Muro Crítico é um projecto que visa promover o diálogo entre a Arte e o meio rural, como manifesto de sensibilização.
Compreendemos a Arte materializada na criação de murais de diferentes estilos artísticos com o objectivo de oferecer uma amostra variada e representativa das diferentes correntes que coexistem na arte urbana. Apostamos na selecção cuidadosa da equipa de artistas, sendo a sua experiência e trajectória a nossa garantia para assegurar um bom resultado. Podemos assumir que o Muro Crítico é um projecto de qualidade em que cada mural é uma obra de arte singular e única, inspirada na identidade rural e no desejo de uma sociedade melhor.
Em cada edição, o festival percorre aldeias da província de Cáceres onde são criados murais de arte urbana ao longo de uma semana. O ambiente próximo das nossas aldeias torna possível um verdadeiro encontro entre vizinhos e criadores., sendo estas experiências em torno da arte e da simplicidade que nos enriquecem a nós, povoações e artistas.
Através dos murais, queremos criar um espaço de reflexão e de diálogo. Os problemas da nossa sociedade, os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, os Direitos Humanos e a reivindicação da identidade do mundo rural são algumas das fontes de inspiração em que os nossos artistas se inspiram para criar os seus murais críticos.